Pular para o conteúdo principal

Com Collor, Forças Armadas mantiveram espionagem política até 91

Senador e ex-presidente é um dos maiores opositores à abertura dos arquivos secretos do governo; ele defende o sigilo eterno



Ricardo Galhardo, iG São Paulo

Política

Documentos confidenciais disponibilizados recentemente pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo mostram que as Forças Armadas mantiveram um esquema de espionagem política até 1991, quando o presidente era Fernando Collor de Mello. Atualmente Collor é senador pelo PTB-AL e um dos maiores opositores à abertura dos arquivos secretos do governo.

Os papéis encontrados no extinto Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Civil de São Paulo mostram que Exército, Marinha e Aeronáutica compartilhavam relatórios de teor exclusivamente político entre si e com órgãos estaduais de segurança como as polícias Militar e Civil, além da Polícia Federal. Entre os investigados estavam partidos de oposição, sindicatos, movimentos sociais e militantes de esquerda. Os documentos sugerem que as Forças Armadas infiltravam agentes em assembleias de trabalhadores, reuniões partidárias, atos com conotação esquerdista e até instituições como a Câmara Municipal de São Paulo.

Foto: Agencia Estado - Vice de Tancredo, Sarney passou a faixa a Collor: espionagem com Forças Armadas foi até 1991.
As incursões clandestinas viravam relatórios, todos com carimbo “confidencial”, que eram distribuídos em uma espécie de rede de informações que incluía setores das Forças Armadas como o Centro de Inteligência do Exército (CIE), 11ª Brigada de Infantaria Blindada, 12ª Brigada de Infantaria Motorizada, 2ª Brigada de Artilharia, 4º Comando Aéreo Regional (4º Comar), Comando Militar Sudoeste (CMSE), Superintendência Regional da Polícia Federal, Polícia Militar do Estado de São Paulo e o DCS da Polícia Civil, entre outros.

Em uma rápida pesquisa nos arquivos do DCS, o iG encontrou seis documentos com timbre das Forças Armadas. Dois deles dizem respeito ao PC do B, um ciclo de debates sobre “Problemas do Socialismo e Situação Mundial” e a participação da Corrente Sindical Classista, braço sindical do partido, no 4º Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O terceiro documento relata a realização de encontros zonais e municipais do PT preparatórios ao 1º Congresso Nacional do partido.

O quarto documento relata uma sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo em “Homenagem à Amizade Entre os Povos Brasileiro e Cubano e Pelo Fim do Bloqueio Econômico a Cuba”, no dia 27 de setembro de 1991.

O quinto documento reproduz um suplemento do Departamento de Estudos Sócio-Econômicos e Políticos da CUT e cita nomes de dirigentes como os de Osvaldo Bargas e Jorge Lorenzetti que, 15 anos depois, protagonizariam o escândalo dos aloprados.

O sexto papel é um relatório sobre a decisão da CUT de apoiar a Contag e, assim, passar a influenciar três mil sindicatos rurais e 22 federações.

Todos os papéis têm conteúdo exclusivamente político. Nenhum relatório registra ameaças de violência, desobediência civil ou qualquer outro fato que justifique a ação dos militares.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o senado Fernando Collor disse que desconhecia as atividades.

O iG procurou a assessoria de imprensa do Exército que, depois de saber o teor da reportagem disse que a resposta caberia ao Ministério da Defesa pois os fatos envolvem as três forças. O ministério foi procurado por telefone. Assessores do ministro Nelson Jobim pediram que as questões fossem encaminhadas por e-mail. O iG encaminhou a mensagem, mas não recebeu resposta.


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/com+collor+forcas+armadas+mantiveram+espionagem+politica+ate+91/n1597098885700.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHEIAS ANTECIPADAS NOS RIOS PREOCUPAM RIBEIRINHOS DE DIVERSOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

  Foto: Arquivo pessoal. Iniciando mês de janeiro de 2022, já percebemos o elevado nível das águas dos Rios Araguaia, Tocantins e Itacaiúnas (Marabá) é visível e já causa transtornos a moradores de áreas urbanas e ribeirinhas em diversas cidades da nossa região. Como de costume, pelas cheias de anos anteriores, muitos tem sido pegos de surpresas, ficando desabrigados e tendo que sair as pressas de suas residências, pois a previsão de chuvas tem sido maior que o esperado para este mesmo período do ano por exemplo, em 2021. Alguns municípios inclusive, não estavam preparados para tamanha cheia e impactos junto as famílias atingidas, que estão as pressas, organizando o apoio e retirada das famílias destes locais alagados, onde essas pessoas na sua grande maioria, vulneráveis, necessitam de alimentos, utensílios domésticos e moradia. Temos visto notícias de que Hidrelétricas de Estreito e Tucuruí tiveram suas comportas abertas para diminuir a pressão das cheias nos lagos das referidas ...

Feliz dia dos namorados a tod@s!

Feliz dia dos namorados, que o amor seja intenso, mesmo na distância e nas adversidades da vida.  Que Deus continui abençoando os casais, promovendo união e felicidades a todos nós... Neste dia 12 de junho de 2020, tradicional data, para se comemorar o dia dos namorados, eu, por questões de trabalho profissional, não consegui estar com minha amada esposa, mais breve, com a permissão de Deus, estaremos juntinhos, comemorando. Aos que estão juntinhos, aproveitem, aos que estão na distância ou isolamento social, que se multipliquem os sentimentos e carinho, com zelo e perseverança pelo amor que há. Muita paz, saúde e alegria em nossas vidas. Sezostrys da Saúde.

VEREADORES CONSEGUEM MOTORES RABETAS PARA AUXILIAR RIBEIRINHOS E PESCADORES DE PALESTINA DO PARÁ.

Articulação Política - Após demanda dos Vereadores  Noé  e  Sezostrys da Saúde , apresentadas ao Deputado Federal  Hélio Leite, ele  indicou recursos que viabilizou a aquisição de dezenas de Motores Rabetas, para que os Vereadores possam apoiar Ribeirinhos, Pescadores e Barqueiros que ainda não dispõe deste equipamento de suma importância para suas atividades. Com essa ferramenta de extrema importância para os Pescadores e Ribeirinhos, estes motores, que além de atender o veraneio local que ocorre todos anos em nossa cidade. Com essa ação, tanto o Deputado Federal  Hélio Leite , como os vereadores envolvidos, por certo, irão colocar nas mão de cada profissional da pesca, e cada família que for contemplada com essa ferramenta de Trabalho! Fonte: https://www.radiospnt.com.br/news-21-articulacao-politica