Pular para o conteúdo principal

CHEIAS ANTECIPADAS NOS RIOS PREOCUPAM RIBEIRINHOS DE DIVERSOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

 

Foto: Arquivo pessoal.

Iniciando mês de janeiro de 2022, já percebemos o elevado nível das águas dos Rios Araguaia, Tocantins e Itacaiúnas (Marabá) é visível e já causa transtornos a moradores de áreas urbanas e ribeirinhas em diversas cidades da nossa região.

Como de costume, pelas cheias de anos anteriores, muitos tem sido pegos de surpresas, ficando desabrigados e tendo que sair as pressas de suas residências, pois a previsão de chuvas tem sido maior que o esperado para este mesmo período do ano por exemplo, em 2021.

Alguns municípios inclusive, não estavam preparados para tamanha cheia e impactos junto as famílias atingidas, que estão as pressas, organizando o apoio e retirada das famílias destes locais alagados, onde essas pessoas na sua grande maioria, vulneráveis, necessitam de alimentos, utensílios domésticos e moradia.

Temos visto notícias de que Hidrelétricas de Estreito e Tucuruí tiveram suas comportas abertas para diminuir a pressão das cheias nos lagos das referidas usinas. Isso pode contribuir muito para o aumento dos níveis de água nas áreas que ficam entre os municípios que mais tem sofrido com as enchentes.

Os Municípios que possuem Defesa Civil instituídas, estão se organizando, por meio de planejamentos estratégicos, articulando recursos e condições para dar suporte aos seus atingidos, enquanto outros que não tem, estão nos improvisos e fazendo aquilo que dar pra ajudar estas famílias, que não por querer, mais por opção ou melhor meio de subsistência, vivem nessas condições.


Por Sezostrys Alves da Costa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo coronavirus se alastra nas aldeias do sudeste do Pará 

Foto: Elton Suruí Os Últimos dias tem sido bastante turbulento para os indígenas do sudeste do Pará. A pandemia que assola o mundo, a covid-19, chegou nos lugares mais remotos como nas aldeias indígenas do Estado do Pará.  Um dos povos mais afetados pelo vírus tem sido a comunidade SuruÍ, localizada a 100 km de Marabá, na Br 153 entre os municípios de São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia. Na aldeia Sororó entre jovens e idosos já tem mais de 30 pessoas diagnosticadas com covid-19 e tantos outros ainda aguardando pra fazer o exame.  Nesta última quinta-feira, 04, a comunidade perdeu o guerreiro Warini surui e dois anciões foram transferido para os hospitais municipal de Marabá, onde encontra-se internados em tratamento.  Vale lembrar que p povo surui vive basicamente da coleta de castanha do Pará em período Sazonal, além de pequenos plantios de roças de subsistência e da caça.  Por ser uma comunidade que não recebe recursos de empresas de mineração, necessit

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ATUAÇÕES DE SEZOSTRYS

ATUAÇÕES DE SEZOSTRYS NOS DIVERSOS SEGMENTOS SOCIAIS Como cidadão e membro de várias entidades, sempre tive a preocupação de atuar em busca de conquistar espaços para debater e participar de forma ativa nas discussões inerente aos interesses da população da minha cidade, tendo também uma atenção para as discussões regionais e Estaduais, pois entendo que somente participando dos debates e ações, sendo elas de iniciativa pública ou da sociedade civil, para que assim o meu municipio esteja representado e tendo suas demandas apresentadas, buscando junto do coletivo socializar as informações adquiridas, e neste propósito é que sigo adiante, acreditando que todos nós temos a responsabilidade de também ocupar espaços para lutar por dias melhores para a nossa comunidade, e assim termos a convicção de que o amanhã será melhor do que hoje. Veja abaixo algumas áreas de atuação desepenhada por mim, onde tenho de forma sistêmica atuado com o objetivo de adquirir e socializar conhecimentos e informa